Notícias e Artigos

Londrina realiza Encontro de Música Litúrgica, na Abertura do CEMUL!


Foi uma feliz iniciativa da Pastoral da Música da Arquidiocese de Londrina, nosso Encontro de Formação Litúrgica e Canto Pastoral, acontecido nos dias 20 e 21 de fevereiro deste 2015, no Centro de Pastoral Jesus Bom Pastor.  O convite me veio na pessoa do jovem Pe. Marcio Fernando França, que é o assessor da Pastoral da Música e Diretor do CEMUL - Curso de Extensão em Música Litúrgica da Arquidiocese de Londrina. Portanto, um Encontro diferente dos que costumo assessorar nas Dioceses. O motivo:  fez parte da Abertura do curso, que tem a duração de dois anos, dirigido especialmente aos agentes da pastoral, "para que possam, em suas paróquias e comunidades, desempenhar o seu ministério em conformidade com as diretrizes teológicas, litúrgicas, pastorais, musicais e estéticas da Música Litúrgica".
 
Foi nesse especial contexto que aconteceu o nosso encontro, de modo que contou não só com a presença dos alunos, mas foi aberto a todos os ministros e agentes da música litúrgica da Arquidiocese, com cerca de 200 participantes, da cidade e do interior, e até de outras Dioceses (Maringá e Jacarezinho),  num clima de fraterna alegria,  muito entusiasmo e desejo de aprender novo repertório litúrgico-musical e buscar formação.  Aliás, na ocasião foi lançado o manual de "Orientações sobre o Canto Litúrgico", elaborado pelo Pe. Marcio, com o apoio do Arcebispo, Dom Orlando Brandi, que aliás nos visitou e dirigiu palavras de apoio e incentivo a essa pastoral essencial à nossa Igreja.
 
De minha parte, achei por bem retomar o Curso 2012, fruto da minha experiência em Moçambique, por conter Missa - Cantos e Partes Fixas - um repertório completo para uma Missa do Tempo Comum, e que cantamos na Celebração Eucarística de encerramento do encontro, no final da tarde de sábado.
 

Destaque para a eficiente equipe do Pe. Marcio, presente em parte, colaborando na realização do encontro, nas diversas necessidades.  Mais bonita ainda foi a presença e o trabalho da  equipe da cozinha, que nos preparou as deliciosas refeições, favorecendo o clima de fraterna alegria e feliz convívio. Aliás, local privilegiado o Centro de Pastoral da Arquidiocese, com todas as condições para o funcionamento dos cursos e encontros lá promovidos.
 
Grata e feliz, agradeço ao Pe. Marcio o convite para voltar à viva e dinâmica Igreja de Londrina, passados tantos anos em que lá cantei, na década de 1990. Também o fato de me levar a conhecer a bela Alvorada do Sul, com a imponente paróquia da cidade, os queridos paroquianos e amigos, um povo feliz e generoso, comprometido e muito religioso. Ainda, visitar o Mosteiro Nossa Senhora de Guadalupe, das Monjas Carmelitas, em Londrina, antes de embarcar de volta a São Paulo, no dia 22, domingo, tudo foi graça e bênção, uma experiência de Deus, de mil formas... Que o Senhor abençoe e faça frutificar as sementes lançadas em chão londrino, para o crescimento do Reino!


 

Que a mensagem de Santo Agostinho "Se queres saber o que cremos, vem ouvir o que cantamos!",  se faça vida em nossa voz, em nosso coração, em nossas liturgias!

 

Veja mais na Galeria de Fotos.