Notícias e Artigos

Liturgia e Canto em Juiz de Fora, MG!
 
Desta vez foi na Arquidiocese de Juiz de Fora, bela cidade mineira encravada nas montanhas. Nosso encontro aconteceu neste final de semana, de 8 a 10 de julho, no auditório da Cúria Metropolitana, junto ao Seminário Maior de Santo Antonio, como no ano passado. Novamente enchemos aquele já conjunto harmonioso de música do céu, para o louvor de Deus, com cerca de 250 participantes vindos das várias cidades que formam a Arquidiocese. Organizado e coordenado pelo Pe. Leonardo Pinheiro, que contou com uma equipe de apoio para os diversos serviços,  tivemos também a ungida presença do arcebispo Dom Gil Antônio Moreira, na sexta-feira de noite e no sábado pela manhã, presidindo a Oração e nos dando valiosas orientações litúrgicas.
 
Alguns presbíteros puderam participar do encontro, outros encaminharam seus ministros da liturgia e da música até o local do encontro, e alguns ainda nos visitaram, motivo de alegria, entusiasmo e esperança para todos. Além de um repertório variado para a Celebração Litúrgica - Missa com crianças, Partes Fixas, cantos para o Tempo Comum, Nossa Senhora, refrãos contemplativos e outros  - a formação litúrgica ficou a cargo do Pe. Leonardo. Sempre necessária, uma vez que o nosso canto está a serviço da Palavra, do Mistério de Cristo que celebramos em nossas liturgias.
 
Tivemos o valioso suporte musical de Isabela ao teclado, acompanhada de outros instrumentistas, que enriqueceram nosso canto com suas flautas, sanfonas e violões. Uma equipe de cozinheiras, voluntárias e generosas senhoras,  preparou os lanches e as refeições para os participantes, o que ainda mais uniu os laços fraternos das comunidades e dos participantes, conforme o salmo 132 que vivamente cantamos : Como é bom, como é suave, os irmãos viverem juntos, em harmonia, bem unidos os irmãos!
 
Celebrando o XV Domingo Comum, a solene Eucaristia foi no domingo de manhã, na Capela do Seminário, presidida pelo Pe. Leonardo, com a presença do Pe. Wilson, que participou conosco até o fim. Afinados com a celeste liturgia, marcou-nos a mensagem do Bom Samaritano, daquele que se levanta e se faz próximo de quem necessita... O verdadeiro próximo é aquele sai de si, vai ao encontro do outro, usa de compaixão. Também para nós, ministros da liturgia e do canto, lição viva, a ser colocada em prática, no percorrer os caminhos da vida, no cantar as misericórdias do Senhor!  Misericordiosos como o Pai! Misericordiosos como Jesus!
 

Veja mais na Galeria de Fotos...